domingo, 13 de junho de 2010

Cultura Grega
A invenção do que ainda hoje concebemos como filosofia, ou seja, uma forma de refletir sobre os fenômenos do mundo procurando mediante esta reflexão compreendê-los em sua totalidade. Os gregos form também responsáveis pela invenção do modelo político denominado democracia (o que, em grego, significa governo do povo). Estas duas bases de pensamento e organização da sociedade são vitais para que consigamos compreender os modelos pedagógicos que se inspiram na Educação Grega.
A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor Cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Vejamos os principais elementos da cultura grega.

Esportes
Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam em 4 em 4 anos na cidade grega de Olímpia. Era uma homenagem aos seus deuses, principalmente a Zeus.
Atletas de diversas cidades gregas se reuniam para disputarem esportes como, por exemplo, natação, corrida, arremesso de disco entre outros. Os vencedores das Olimpíadas eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heróis.

Artes Plásticas
Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.

Filosofia
A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosófico durante a o Período Clássico da Grécia. Os filósofos gregos pensavam e criavam teorias para explicar a existência humana, os comportamentos e sentimentos. Podemos destacar como principais filósofos gregos Platão e Sócrates.

Mitologia
Para exprem as coisas do mundo e transmitirem conhecimenos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. As estórias eram transmitidas oralmente de geração para geração. A mitologia grega era repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mitos mais conhecidos são: Minotauro, Cavalo de Tróia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules.
Teatro
Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga.

Democracia
A cidade de Atenas é considerada o berço da democracia. Os cidadãos atenienses (homens, nascidos na cidade, adultos e livres) eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.


Cultura Grega na atualidade
A Sociedade Ocidental deve muito à cultura e à civilização dos gregos e romanos. Muitas foram as contribuições deste modelo civilizatório para o ocidente, e mesmo na atualidade, muito de nosso modo de pensar e ver o mundo ainda contém influências advindas destra época.
As principais contribuições da Grécia Antiga ao mundo Ocidental hoje:
- As vogais;
- O vocabulário técnico-científico e numerosas palavras do dia-dia;
- O desenvolvimento harmonioso do individuo (corpo e mente);
- A cidade autônoma (auto-governada);
- A presença de jurados nos juramentos;
- O perfeccionismo da arte;
- A especulação filosófica;
- A religião.

Exemplo de palavras portuguesas derivadas do grego antigo: biologia, zoologia, psicologia, microscópio, democracia, fantasma, estádio, hídrico, oceano, e outras.
Fontes:

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu percebi, que no seu texto tem algumas palavras incompletas, eu queria que você arrumasse

      Excluir
  2. Esse site me ajudou muito!
    Obrigada!! ♥

    ResponderExcluir
  3. presicei fazer um trabalho de historia me ajudou muito pena que tem muita coisa pra copiar mais valeu a pena tirei um 10 uhuuu

    ResponderExcluir
  4. Queria saber a influência grega na educação da atualidade mas pelo visto n tem né 😒

    ResponderExcluir
  5. Quero saber, qual a influência do atletismo e da Grécia nos dias atuais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué os esportes Azevedo os esportes de hoje em dia as pessoas daquela época tipo naquela época e receberá a coroa de folha né e respeito

      Excluir
  6. Eu tenho um trabalho de história e eu preciso alguma coisa que explique alguma coisa da literatura grega

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito,me ajudou muito no trabalho de história

    ResponderExcluir